Psicoterapia Breve
O que é a Psicoterapia - Breve?
A Psicoterapia Breve é um processo parecido com a Psicoterapia convencional, porém estruturado e focado em uma questão específica dentro de um curto período de tempo. Diferente de outras abordagens não há abertura para assuntos do cotidiano ou outros aspectos de vida.
Toda a análise, compreensão e desenvolvimento de estratégias eficazes são direcionadas a um objetivo definido.
Como funciona?
Serão 8 sessões, cada uma com um plano estruturado conforme descrito abaixo.
1. Avaliação da queixa e objetivo – Primeiro, compreendemos sua principal preocupação e o que você deseja alcançar.
2. Questionário dos Esquemas – Aplicação – Aplicamos um questionário para identificar padrões emocionais e comportamentais que podem estar influenciando seu problema.
3. Questionário dos Esquemas – Resultados – Discutimos os resultados e como eles se relacionam com sua queixa.
4. Avaliação do Estilo de Enfrentamento e impactos na queixa – Investigamos como você tem lidado com as dificuldades e o impacto disso na sua vida.
4.1 Desfusão Cognitiva – Técnicas para reduzir a influência de pensamentos negativos.
4.2 Reprocessamento de Memória Traumática (Float Back) – Trabalhamos lembranças dolorosas para aliviar o peso emocional.
5. Valores – Exploramos o que realmente importa para você e como alinhar suas ações a isso.
6. Matriz ACT – Exercício que ajuda a diferenciar padrões automáticos de comportamento e escolhas mais conscientes.
7. Plano de Ação – Estratégias concretas para aplicar no dia a dia.
8. Fechamento – Revisão do processo e orientações para andamento do plano.
Cada encontro contará com atividades e tarefas de casa, para estimular a consciência ou fortalecer o aprendizado.
Após o término das 8 sessões previstas, caso haja interesse no aprofundamento do autoconhecimento, o paciente poderá avaliar a disponibilidade da Psicóloga, ou solicitar recomendações de outros profissionais.
Por que não é coaching?
A Psicoterapia Breve é fundamentada em abordagens psicológicas, o que significa que todo o processo é baseado em investigação, análise e compreensão do histórico de desenvolvimento psíquico da pessoa.
Isso inclui a consideração de possíveis traumas e sua influência no funcionamento atual, para que os caminhos terapêuticos sejam desenvolvidos com assertividade.
Além disso, a Psicoterapia Breve utiliza técnicas específicas, como visualizações terapêuticas e reparação limitada de imagens traumáticas, que exigem formação especializada e só podem ser conduzidas por psicoterapeutas.
Enquanto o coaching foca em estratégias para atingir metas e maximizar o desempenho, a Psicoterapia Breve trabalha com a raiz dos padrões emocionais e comportamentais, ressignificação de pensamentos, reprocessamento de trauma, e planejamento de mudanças com foco nos atributos de valor pessoal.
Resultados esperados:
O processo da Psicoterapia Breve é estruturado para proporcionar avanços significativos dentro do tempo estabelecido, mas cada pessoa responde de maneira única. A efetividade deste trabalho depende do seu engajamento e também de fatores externos que podem influenciar suas respostas. O que posso garantir é um espaço seguro e direcionado, com estratégias baseadas em evidências, para que você desenvolva novos recursos psicológicos para tomar decisões mais alinhadas aos seus valores e necessidades emocionais.